Teóricos da conspiração, liguem seus motores: Nos estepes da Ásia central, em um canto isolado do Cazaquistão, há um grande pentagrama gravado na superfície da Terra. E agora uma arqueóloga revelou a fonte da misteriosa estrutura.
A estrela de cinco pontas rodeada por um círculo, localizada na margem sul do Reservatório Tobol Superior, mostra-se vividamente no Google Maps. Quase não há outros sinais de ocupação humana na área – a mais próxima é a cidade de Lisakovsk, a cerca 20 quilômetros a leste.
A região circundante de Lisakovsk está repleta de ruínas arqueológicas. Assentamentos da Idade do Bronze, cemitérios e outras construções – muitas das quais ainda não foram exploradas – pontilham a paisagem varrida pelo vento.
Mas o que esse símbolo bizarro, medindo cerca de 366 metros de diâmetros, faz ao lado de um lago desolado no norte do Cazaquistão?
Naturalmente, muitos comentários online já relacionaram o símbolo à adoração do diabo, seitas religiosas nefastas ou habitantes do submundo. O pentagrama cazaque certamente não é a primeira descoberta estranha feita a partir do Google Maps.
O pentagrama é um símbolo antigo utilizado por muitas culturas (não-satânicas) e grupos religiosos. Ele foi adotado pelos mesopotâmios, pitagóricos (seguidores de Pitágoras, o antigo matemático grego), cristãos, maçons e Wiccans.
Embora seja difícil de discernir a partir de uma fotografia aérea exatamente o que o pentagrama é, Emma Usmanova, experiente arqueóloga, tem uma resposta.
“É o contorno de um parque feito sob a forma de uma estrela,” disse Usmanova. A estrela era um símbolo popular durante a era soviética (o Cazaquistão fazia parte da antiga União Soviética até sua dissolução em 1991). Estrelas foram muitas vezes utilizadas em toda a União Soviética para decorar fachadas de edifícios, bandeiras e monumentos.
A estrela da era soviética à beira do lago do parque é marcada por estradas que estão agora alinhadas com árvores, Usmanova explicou, o que torna a forma da estrela ainda mais distinta em fotos aéreas.
via: http://www.sacodebregueco.com/
0 comentários:
Postar um comentário